Texto de Rute Rodrigues Sobrinho
![]() |
Ilustração de Luciana Meneses Delmonte |
Já faz um tempo que Lília não encontrava uma amiga querida. Que saudade daquela pessoinha tão legal, pensava sempre!
Um dia encontrou-a por acaso na fila de um banco. Estava linda, elegante, segura de si, mais madura. As amigas se abraçaram carinhosamente.
Lília perguntou a amiga um monte de coisas, como estava no trabalho, sobre a família, os filhos, se estava namorando, sobre as conquistas.
Camila olhou-a com um olhar pouco profundo e disse:
-Lília, querida! Como você engordou!
Como alguém tem um comentário desses pra fazer quando se tem tanta coisa a perguntar, pensou Lília. Sua vida tinha mudado tanto, ela era outra pessoa, tinha se casado, separado, estava morando sozinha, comprado um apartamento, estudando inglês, com vários projetos.
Ela também havia notado que sua amiga Camila havia engordado um pouco, mas havia dez anos que não se viam, era até natural que aumentasse de peso, mas ela não ia ficar reparando nessas superficialidades, pelo menos não nesse primeiro encontro.
Lília, na verdade, tinha escolhido olhar a amiga através de uma lente cor-de-rosa, com doçura, amor, consideração, respeito. Ficou decepcionada com retorno tão realista e cruel. Afinal de contas, pensou Lília, ela própria tinha uma balança em casa e sabia exatamente quantos gramas havia engordado. A tristeza era pela dureza do olhar de Camila, tão crítico, tão grosseiro, tão materialista.
Depois de refletir sobre o assunto Lília percebeu que não era nada pessoal, que Camila optou por ver a vida dessa forma. Sempre ressaltava os defeitos ao invés das virtudes, era mais negativa, parecia que estava olhando tudo e todos com óculos cor de fel.
Já Lília era bem diferente, via a vida de outra forma, suas lentes eram mais suaves, via as virtudes, era sempre otimismo, e procurou ver a vida assim desde cedo.
Enxergar a vida de uma forma otimista não é fácil. Mas Lília é uma mulher comum e consegue, porque ela faz questão de ser feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você pode deixar seu comentário sobre os textos, opinião sobre o blog ou sugestão.