sábado, 22 de outubro de 2011

Sorriso sincero

Texto de Rute Rodrigues Sobrinho 

Ilustração Luciana Meneses Delmonte
Quando passo pelos sinais de trânsito sempre há gente entregando folhetos de propaganda. Um dia, com o carro cheio de papéis, resolvi não receber mais nada e manter a janela do carro sempre fechada.
Mas hoje algo diferente aconteceu. Estava parada no sinal quando um rapaz com um olhar muito triste passou por mim e, vendo que eu não receberia o papel, não modificou o seu olhar, já que não poderia ficar ainda mais triste. Fiquei a pensar: por que não receber um papel de propaganda? É só o trabalho dele, feito debaixo de Sol e chuva. Afinal, a gente recebe e envia tanta besteira por e-mail...
Lembrei-me de quando as pessoas deixavam as janelas fechadas nos sinaleiros porque havia muitos pedintes, e não era bom dá esmola para não estimular a mendicância. Parece que essas pessoas mudaram de atitude e nós não. Hoje eles trabalham nos semáforos, a maioria com uma camiseta identificadora, sob todas as intempéries climáticas. Então qual é a desculpa agora? Não pode dar esmola e também não pode deixar trabalhar? Como assim? Então qual é a solução que queremos para o nosso País?
Experimentei fazer diferente no semáforo seguinte, ia abrir a janela e receber o panfleto com um sorriso amistoso. Qual não foi minha surpresa ao ser presenteada com um sorriso muito sincero, vindo de uma boca que não possuía todos os dentes. Eu, com a dentição impecável e branca, só pude oferecer um sorriso amarelo.

Um comentário:

Você pode deixar seu comentário sobre os textos, opinião sobre o blog ou sugestão.