quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Beijo me liga!

Texto de Rute Rodrigues Sobrinho

Ilustração Luciana Meneses Delmonte
Roberta era alegre e falante. Tinha muitos amigos. Saía bastante, conversava, gostava de auxiliar com uma palavra afetuosa.
Um dia ela estava muito triste e precisou de alguém pra conversar. Encontrou uma de suas grandes amigas na escadaria da faculdade e disse:
-Oi, tudo bem? Quanto tempo, né? Estou precisando tanto conversar com alguém...
-Ah é? Hoje não dá porque estou muito apressada.
- E como está sua agenda para esta semana, é que estou um pouco triste...
-Esta semana estou bem ocupada, mas me liga pra gente marcar.
-Está bem – Roberta disse.
-Beijo, me liga! – disse a amiga saindo apressadamente.
Roberta sentiu-se desolada pela forma tão formal e superficial com que foi tratada. Entendeu que beijo me liga significa tchau, não estou com tempo pra você e não liga, porque também não atenderei.
Certas vezes duvidou de alguns amigos que, mesmo distantes, sempre estavam dispostos a ajudar. Achava que a amizade deveria ter toda aquela euforia que agora percebera inútil e falsa. Sabe aquela famosa frase quem oferece não quer dá? Pois é, ela entendeu que amigo que muito diz conte comigo, beijo, me liga, muitas vezes na hora da real necessidade não está presente. Quem ajuda pode até oferecer uma mão de vez em quando, mas isso não é condição para que ele esteja ao seu lado na hora exata. Vai lá, ajuda e pronto.
Roberta entendeu que há amigos de fato e de direito. Os de fato são amigos, independentemente da expressão externa, muitas vezes ficam quietos, mas infalivelmente estão prontos a ajudar em qualquer momento. Apesar de não se verem com frequência, há uma sintonia fina de intenções e pensamentos. Os amigos de direito espalham para todo mundo no trabalho, no orkut, no facebook, no twitter, em todas as redes sociais. Mandam muitos beijos e dizem que vão ligar sempre.
Mas você acha que Roberta passou a desacreditar nos amigos que tem? Nunca, jamais, nem morta. Ela tem fé no ser humano até o fim. No entanto, está aprendendo a diferenciar os amigos beijo me liga dos amigos de verdade, lembrando que os amigos de fato também são de direito, mas os de direito nem sempre são de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário sobre os textos, opinião sobre o blog ou sugestão.