![]() |
Ilustração Luciana Meneses Delmonte |
Este final de semana tive o prazer de assistir ao casamento de dois amigos meus. Ele, ao ser perguntado se aceitava a noiva como sua legítima esposa, respondeu firme e alto:
-Sim, com certeza!
Todos riram. Ele não queria deixar nenhuma sombra de dúvida do compromisso que estava assumindo. Ela, por sua vez, também respondeu:
-Sim, com certeza!
É linda a incessante busca pela felicidade! Este casal e tantos outros que assumem um compromisso sério como o casamento são muito corajosos, e não se deixam deter por mágoas passadas.
Alguns resolvem viver a vida como solitários, alegando uma dolorosa experiência de separação ou um amor não correspondido. Mas será que a solidão não dói mais? Ao serem perguntados sobre uma tentativa de futuro feliz, respondem com a mesma firmeza dos nubentes acima:
-Não, com certeza!
Outras vezes estes mesmos têm relacionamentos sem nenhuma profundidade, a ponto de não reconhecerem numa frase ou atitude as pessoas com quem conviveram tanto tempo.
Também não acho que as pessoas devam se arriscar como adolescentes inconsequentes, mas a verdade é que corremos risco em tudo que fazemos. E afinal de contas, onde e quando temos cem por cento de certeza em alguma coisa que fazemos? E ainda mais em se tratando de algo com tamanha colaboração do outro?
Espero, sinceramente, que todos nós possamos dizer sim, com certeza, para o amor, para a vida, para a amizade, para o trabalho, para as descobertas, para as novidades. Afinal, o maior risco é nunca tentar!
Como cantou o Herbert Vianna: "Saber amar é saber deixar alguém te amar..." Não é nada fácil para muitas pessoas vivenciarem a vulnerabilidade que a intimidade traz. Para isso, é preciso ter coragem, realmente!
ResponderExcluirAqueles "sim, com certeza" dos nossos amigos também me fizeram feliz com a veemência com que eles quiseram compartilhar com a gente toda a certeza da esperança e da fé que têm na decisão de viver o amor.
ResponderExcluirE lembro de umas frases que gosto:
"Raro é ter coragem
Não isso de se ver e
Sair do mesmo jeito que quando se chegou
Raro é o encontro"
Beijos
"Um grande amor e grandes desafios sempre envolvem um grande risco" (sabedoria chinesa)
ResponderExcluirEstou curtindo muito o blog. Parabéns!
Jane.